domingo, 24 de março de 2013

DIREITO OBJETIVO X DIREITO SUBJETIVO






DIREITO OBJETIVO X DIREITO SUBJETIVO

O direito pode ser dividido em dois ramos, objetivo e subjetivo, dependendo da forma de análise que se deseja fazer.

É considerado como direito objetivo, "o conjunto de regras jurídicas obrigatórias, em vigor no país, numa dada epóca" (José Cretella Júnior). Em outras palavras, o direito objetivo são as normas jurídicas, as leis, que devem ser obedecidas rigorosamente por todos os homens que vivem na sociedade que adota essas leis. O descumprimento dá origem a sanções.

O direito subjetivo pode ser definido como "a faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juízo a sua vontade, consubstanciada num interesse." (José Cretella Júnior). Ou, "o interesse protegido pela lei, mediante o recolhimento da vontade individual." (Ilhering).

Em outras palavras, é a capacidade que o homem tem de agir em defesa de seus interesses, invocando o cumprimento de normas jurídicas existentes na sociedade onde vive, todas as vezes que, de alguma forma, essas regras jurídicas venham ao encontro de seus objetivos e possam protegê-lo.

Por ex.: o seu veículo, parado no semáforo, é atingido na traseira por outro. Há normas no Código Brasileiro de Trânsito (direito objetivo), aos quais você pode recorrer, através de uma ação, para fazer valer seu direito. Você está utilizando seu direito subjetivo de utilizar a regra jurídica do direito objetivo para garantir seu interesse atingido.



7 comentários:

  1. Perfeito com didática de fácil entendimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, como faço para salvar os desenhos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não tem como copiar, para imprimir, é necessário que você adquira os PDfs. De qualquer forma, é possível estudar aqui pelo blog.
      Beijos
      Cláudia

      Excluir
    2. Com print dá pra copiar qualquer tela, mas a qualidade da impressão é péssima.
      Se servir assim...
      Cláudia Franco Lopes

      Excluir
  3. Muito bom o texto!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, me ajudou muito, texto claro e completo, parabéns!

    ResponderExcluir